quarta-feira, 27 de abril de 2011

Albert Hofmann


Albert Hofmann (Baden, Suíça, 11 de Janeiro de 1906 — Burg im Leimental,
Suíça, 29 de Abril de 2008[1]) foi um cientista suíço, e mais bem conhecido como o "pai" do LSD.Quando estava a trabalhar na síntese dos derivados do ácido lisérgico, uma substância que impede o sangramento excessivo após o parto, descobriu acidentalmente os efeitos do LSD quando um traço da substãncia foi absorvido pela pele, de forma não intencional, um pouco desta substância e se viu obrigado a interromper o seu trabalho devido aos sintomas alucinatórios que estava a sentir. Inicialmente, foi utilizado como recurso psicoterapêutico e para tratamento de alcoolismo e disfunções sexuais.
Hofmann, depois da popularização da droga para fins não medicinais, passou a se referir ao LSD como o seu filho problemático.


Eu produzi a substância como um remédio. Não é minha culpa se as pessoas abusavam dele.

— Albert Hofmann
Albert Hofmann morreu de ataque do coração em 29 de abril de 2008 na cidade de Burg im Leimental, próximo de Basiléia, Suíça. Ele tinha 102 anos. É irônico que o descobridor de uma droga, e pesquisador de vários outras, provavelmente usuário delas, tenha morrido com mais de cem anos de idade, sempre lúcido e muito alegre.
Referências
• Wasson, Robert Gordon / Hofmann, Albert / Ruck, Carl A. P. (1978): The Road to Eleusis: Unveiling the Secret of the Mysteries (Ethno-Mycological Studies, No. 4). Harcourt. ISBN 0-15-177872-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário