quarta-feira, 27 de abril de 2011

Alcaloide

Estrutura química do alcalóide codeína, um derivado do ópio.
Alcalóide (de álcali, básico, com o sufixo -oide, "-semelhante a") é uma substância de caráter básico derivada principalmente de plantas (mas não somente, podendo ser também derivadas de fungos, bactérias e até mesmo de animais)que contêm, em sua fórmula, basicamente nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono.


Seus nomes comuns e que estamos mais habituados a ver, geralmente terminam com o sufixo ina: cafeína (do café, que é chamada de pseudoalcalóide por ser, na verdade, uma xantina), cocaína (da coca), pilocarpina (do jaborandi), papaverina/morfina/heroína/codeína (da papoula),psilocibina do cogumelo psilocybe cubensis, almíscar que é extraído de uma glândula do cervo-almiscarado, etc.
São geralmente sólidos brancos (com exceção da nicotina). Nas plantas podem existir no estado livre, como sais ou como óxidos. Eles também correspondem aos principais terapêuticos naturais com ação: anestésica, analgésica, psico-estimulantes, neuro-depressores, etc.
Podem ser divididos em três grupos:
• Alcalides verdadeiros, que possuem anel heterocíclico com um átomo de nitrogênio e sua biosíntese se dá através de um aminoácido;
• Protoalcalóides, átomo de nitrogênio que se originam de um aminoácido (exemplo: cocaína); e
• Pseudo-alcalóides, são derivados de terpenos ou esteróides e não de aminoácidos.
• Geralmente derivado de plantas, mas recentes estudos apontam para extração alcaloídica de animais.
Referências
• Alcalóides - www.dq.fct.unl.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário