quarta-feira, 27 de abril de 2011

Moléculas de Bruxaria


Quando falamos em bruxas, logo imaginamos o caldeirão, as poções, as ervas, os ingredientes, e outros detalhes, como a varinha mágica, o chapéu, a vassoura que voa e aquela velha senhora de aparência malévola com uma verruga na ponta do nariz. Exageros e invenções fantasiosas a parte, o fato é que durante cerca de quatro séculos da idade média, milhares de pessoas foram mortas na Europa, em fogueiras ou simplesmente apedrejadas por serem acusadas da prática de bruxaria.

O que hoje virou uma brincadeira das festas de Halloween, já teve um fundo trágico de verdade na Europa média antiga. Aliás, essa festa teve origem Pagã na festa Celta dos mortos. Entre os acusados de bruxaria havia homens, mulheres, crianças, aristocratas, mas, sobretudo mulheres idosas.

Após o séc. XIV a igreja começou a considerar obra de Satã, qualquer manifestação relacionada à bruxaria, e qualquer ato deste tipo era uma heresia punida com a morte.

As acusações contra as bruxas eram diversas, dentre as quais diziam que elas promoviam rituais orgíacos, voavam com vassouras, matavam crianças e sempre que acontecia um desastre natural como uma grande safra perdida.
Em vários países da Europa a caça as bruxas ocorriam, mas em muitas aldeias da suíça, quase não sobrou uma mulher viva pra contar a história até cerca de 1650.
Há relatos que em 1699, na Escandinávia, 85 bruxas foram queimadas de uma só vez, numa fogueira, com base em acusações de pequenas crianças, que afirmaram ter visto as mesmas voando para um Sabá (Encontro de bruxas satânico). Impressionante não?

Muitas dessas mulheres acusadas de bruxaria eram na verdade herboristas competentes no uso de plantas usadas para curar doenças e diminuir dores. Algumas podiam até fornecer poções do amor, e havia aquelas que desfaziam e desfaziam feitiços, ou seja, ligadas a aspectos esotéricos.
O interessante é que muitas mulheres torturadas acabavam se dizendo bruxas e confessavam ter voado em suas vassouras. É claro, que sob torturas terríveis, as mulheres iriam afirmar qualquer coisa que pedissem. Mas algumas de fato acreditavam ter voado de verdade. E isso, é possível explicar nos dias de hoje perfeitamente.

Muitas dessas herboristas (bruxas) usavam em seus preparos medicamentosos, ervas que continham grandes quantidades de "alcalóides entorpecentes".
Segundo o folclore, as bruxas usavam freqüentemente sapos ou partes dele em suas poções. O fato, é que existe um componente no veneno do sapo Europeu, A molécula bufotoxina, que é um veneno muito poderoso, mas também em doses exatas e precisas é um medicamento restaurador das funções do coração.
As bruxas voavam realmente ou isso é mito?
Acontece que em seus ungüentos do vôo, as bruxas usavam óleos e pomadas extraídos de três plantas: A mandrágora, a beladona e o meimendro. Estas plantas contêm vários alcalóides dos quais destaco a hiosciamina (hoje conhecida como atropina) e a hioscina (escopa lamina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário